quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Descobertas provas da existência de um lago em Marte




A sonda norte-americana 'Curiosity' descobriu pela primeira vez na superfície de Marte provas diretas do que foi outrora um lago de água doce no planeta, anunciou hoje, segunda-feira, um grupo de cientistas.

Não existe atualmente água no local, mas os testes de perfuração e as análises químicas às rochas realizadas pelo robot 'Curiosity' permite concluir que, há cerca de 3,6 mil milhões de anos, este lago reuniu as condições necessárias para o desenvolvimento de vida microbiana.

As rochas analisadas contêm traços de carbono, de hidrogénio, de oxigénio, de azoto e de enxofre, e "fornecem as condições ideais para uma vida microscópica elementar", lê-se no relatório dos investigadores cujos resultados são esta semana publicados na revista 'Science'. Conclusões que são igualmente debatidas numa reunião da American Geophysical Union, em São Francisco, na Califórnia.

No planeta Terra, todas as formas de vida bacteriana se desenvolveram em condições semelhantes e são vulgarmente encontradas em grutas ou no fundo do oceano junto de chaminés hidrotermais.

"É a primeira vez que encontramos verdadeiramente rochas em Marte que contêm a prova da existência de lagos", disse à AFP Sanjeev Gupta, professor do Imperial College de Londres, co-autor do relatório.


Sem comentários:

Enviar um comentário