terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Drones irão fazer entregas da Amazon a casa do cliente



O novo sistema de entregas da Amazon será feito através de veículos aéreos não tripulados (drones), revelou o presidente executivo da empresa, Jeff Bezos, no programa televisivo da CBS, '60 Minutes'.

Apostando na inovação tecnológica Jezz Bezos, fundador e presidente executivo da empresa norte-americana de comércio online, apresentou o projeto ontem, no programa da CBS, e diz que em quatro ou cinco anos será possível entregar encomendas de pequenas dimensões aos clientes através deste sistema inovador.

O serviço, chamado "Amazon Prime Air" deverá estar pronto em 2015, dependendo apenas das necessárias aprovações legais, mas a sua utilização real não será para já. "Parece Ficção Ciêntífica mas não é", afirmou Bezzos, adiantando, no entanto, que "ainda é muito cedo para avançar com o projeto no terreno", segundo o CEO da Amazon, "talvez daqui a uns cinco ou seis anos possa ser implementado".

Partindo dos vários centros de distribuição da empresa nos Estados Unidos, os "drones" do serviço "Amazon Prime Air" terão um alcance de 16 quilómetros e poderão fazer entregas nas casas dos clientes. Para o presidente da Amazon, "se pensarmos numa zona urbana, é um raio de ação fantástico que consegue cobrir uma importante parte da população".

Os aparelhos terão um sistema de GPS onde são inseridas as coordenadas das casas dos clientes e os pontos de entrega, podendo transportar encomendas até um pouco mais de dois quilos, que representam, segundo Bezzos, "86% das entregas da nossa empresa".

Segundo refere o programa '60 Minutes', a Amazon tem atualmente 225 milhões de clientes espalhados por todo o mundo.

Um vídeo disponibilizado no YouTube mostra como funciona o processo, desde o empacotamento do pedido num armazém da Amazon, até achegar a casa do cliente transportado por um "drone". O objetivo, segundo Bezzos, é que "a encomenda chegue a casa do cliente em cerca de trinta minutos após este ter escolhido o botão "Buy" (comprar) no Amazon.com.

Reagindo à revelação de Bezzos, o entrevistador do programa, Charlie Rose, afirmou que atualmente, o projeto da Amazon "parece saído de um livro de Philip K. Dick", conhecido escritor de Ficção Ciêntífica cujas obras já deram origem a vários filmes famosos como "Blade Runner", "Total Recall" ou "Minority Report", entre outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário