terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NASA acusada de esconder prova de vida em Marte


Misteriosa rocha em forma de "donut" apareceu a 8 de janeiro de 2014, quando não estava no local a 26 de dezembro de 2013 Fotografia © Reuters

Astrobiólogo apresentou uma queixa contra a agência espacial norte-americana por acreditar que o "donut" captado pela Opportunity Mars é, na realidade, um "fungo".

Segundo noticia o jornal espanhol "ABC", Rhawn Joseph, um astrobiólogo norte-americano (que estuda as possibilidades da existência de vida em qualquer lugar exterior à Terra) apresentou uma queixa contra a NASA, num tribunal da Califórnia, na qual acusa a agência espacial de estar a ocultar ao mundo "indícios de vida extraterrestre em Marte". O queixoso pede o início de uma investigação sobre o caso da "misteriosa pedra" em forma de "donut" que foi captada pelo Opportunity Mars na superfície do planeta. Rhawn Joseph está convencido de que se trata de um organismo vivo.

Em janeiro passado, a NASA anunciou o aparecimento de uma rocha nas câmaras do Opportunity Mars, que há uma década percorre a superfície de Marte (desde 2004). Nas imagens reveladas apenas há 12 dias, a rocha, baptizada de "Isla Pinnacle", não se encontrava naquele local. Steve Squyres, o principal investigador do programa Mars Exploration Rovers, reconheceu que a "aparição" tinha surpreendido a agência e que estariam agora a tentar averiguar como é que a rocha chegou até ali.

Até ao momento, a explicação que a NASA considera mais plausível que se trate de um pedaço de pedra que foi arrastado pelas rodas do Opportunity ao passar por uma zona rochosa. No entanto, Joseph não acredita na explicação e garante que a agência espacial está a ocultar informação aos cidadãos.

Para o astrobiólogo, o facto de a NASA não revelar fotos ampliadas e tiradas de vários ângulos daquilo que afirma ser uma rocha, nem apresentar imagens microscópicas e de alta resolução da mesma, é algo "estranho" e que faz aumentar a sua suspeição.


Para o norte-americano, o que se vê na imagem enviada pelo Opportunity é na realidade um "fungo". "É um organismo composto que consiste em colónias de líquenes e cianobactérias que na Terra é conhecido como Apotécio", afirma na sua queixa. Rhawn Joseph considera ainda "negligente" a forma como a NASA está a procurar vida no planeta vermelho, "captando um 'Bob Esponja' marciano com as suas câmaras e afirmando ao público que se trata de uma rocha", diz.

Mistério

O objeto, pequeno e redondo, aparece numa imagem recolhida no dia 08 de janeiro pela sonda Opportunity, mas não numa imagem do mesmo local recolhida dia 26 de dezembro passado. Uma primeira análise realizada com o espetrómetro da Opportunity mostrou uma "composição estranha, diferente de qualquer outra coisa" que os cientistas tenham visto em Marte até agora.

"Parece um "donut" com doce, branco à volta, vermelho no meio", afirmou, na altura, Steve Squyres, adiantando que "ainda estamos a tentar perceber. Estamos a fazer medições agora mesmo. É uma história de descoberta em desenvolvimento".

A Opportunity é uma de duas sondas do programa Mars Exploration Rovers, lançadas em 2003 e tendo chegado a Marte a 24 de janeiro de 2004. A sua companheira, Spirit, deixou de comunicar com a Terra em 2010. A Opportunity continuou a recolher e enviar dados científicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário