quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Olhos, dentes ou almas, tudo se vende na internet


Olhos e dentes, almas e cadeiras invisíveis, tudo se vende e se compra na internet, um gigantesco mercado de milhões de clientes onde se vendem banais peças de roupa, casas e carros, mas também artigos absurdos.

Hoje é possível, sem sair de casa, aceder a supermercados, bancos, stands de automóveis, agências imobiliárias e todo o tipo de loja. Mas numa ronda aleatória por páginas na internet dedicadas à venda de produtos a Agência Lusa encontrou muito mais do que isso.

Se é certo que não parece fácil comprar por exemplo armas e drogas já a compra de sementes de produtos proibidos em Portugal é acessível. A oferta é variada, de sementes de coca do Peru, Bolívia ou Colômbia a cogumelos mágicos de Myanmar e papoilas do Afeganistão. "Dominamos a arte de transporte e discrição desde 1998", garantem os responsáveis.

Pela universalidade da internet de qualquer local de Portugal se pode procurar e comprar uma vivenda, um apartamento, ou parte dele e para pessoas previdentes não faltam talhões em cemitérios, dos mais modestos a mil euros a outros em "zonas nobres" por quase dez mil.

E nos automóveis a mesma coisa. Uma carrinha em bom estado por 3800 euros vem da zona do Porto mas se a opção for só um motor há em Santarém um vendedor que tem alguns 500. Preço a combinar. Numa internet heterogénea quem vende uma casa na praia por 150 mil euros também vende calções de banho "praticamente novos" a 15, o mesmo preço que custa o areão de aquário do dono da carrinha. E por mais dois euros tem direito a 3 "canários vermelhos de boa qualidade".

Na OLX, que será a maior página de vendas em Portugal, estão mais de dois milhões de produtos à venda. Alguns aparentemente impossíveis de vender, como uma placa com três dentes, nova, porque o vendedor ficou sem o dente onde a ia prender. Apesar do preço acessível e de ir "com caixinha azul e uma pasta de dentes e escovas novas" está para venda há quase um mês.

Há oportunidades de negócio que ficam muito menos tempo, não por falta de compradores, mas porque são eliminadas. A página ebay (das maiores do mundo, com 128 milhões de inscritos e 500 milhões de produtos) anulou o negócio de um australiano que meteu a Nova Zelândia em venda. As licitações ultrapassavam os dois mil euros quando foi anulada.

Também anulou a tentativa de venda de um fantasma, alegando que bens intangíveis é que não. Mas no ebay, neste momento, um cidadão meteu a alma à venda, por 5.800 euros. "Usem-na como quiserem", diz. A "alma" vai com um certificado e ele, por simples cortesia, ainda fala 15 minutos ao telefone com o comprador. O anúncio é visto por duas pessoas em cada hora.

Mas há mais: uma cadeira mágica e invisível, que não se vê nem se sente e custa 4.400 euros. E por 2.700 pode comprar-se "um bom karma".

Na internet há páginas sobre as coisas mais estranhas já vendidas, de um frasco "com um fantasma" dentro, um cereal (corn flakes) com a forma do estado do Illinois (mil euros), um pedaço de meteoro (mais de 300 mil) ou uma pastilha mastigada por Britney Spears num concerto em 2000 (mais de 10 mil).

Na gigantesca montra que é a internet não faltam também os medicamentos (alguns já usados), do famoso viagra a antibióticos, para o coração, diabetes ou doenças dos intestinos. Para os brincalhões o cheiro que chega dos mesmos compra-se em spray por 7,35 euros (o mesmo preço do que um spray com cheiro a vómito), e o som pode vir em forma de despertador (sem cheiro) ou de um mealheiro, que "agradece" bem alto (também sem cheiro) cada moeda que lhe entra.

Na internet, tudo se vende, lá (fora) e cá (Portugal) tudo se compra. Olhos de ovelha conservados em formol ou um rebanho inteiro vivo, conjunto de cinco dedos para praticar unhas de gel ou dois pés em silicone "para fetiches", teste falso de gravidez que dá sempre positivo ou sabonete em forma de donuts para higiene masculina (vários tamanhos), botões de punho em forma de frigideira com ovos ou brincos em forma de fatia de bacon.

Um rato mumificado custa 9,16 euros e uma laranja petrificada (aparenta ser uma laranja seca) por 6.594 euros. Gratuito praticamente só cães. Normais e com as partes todas.

fonte: Sol online

Sem comentários:

Enviar um comentário