domingo, 16 de fevereiro de 2014

Térmitas inspiram investigadores na construção de robots



Uma equipa de investigadores norte-americanos inspirou-se nas térmitas, também conhecidas como formigas-brancas, para idealizar robots capazes de funcionar de forma autónoma e de realizar construções complexas. Veja o vídeo.

Como os insetos, estes robots podem transportar, construir ou acrescentar elementos a uma estrutura, segundo explicaram os autores do projeto, especialistas da Universidade de Harvard (Estado do Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos).

Os robots idealizados pelos investigadores obedecem a instruções básicas para executar um projeto de construção de forma independente, exatamente como as térmitas.

O projeto foi apresentado, esta quinta-feira, à comunicação social à margem da conferência anual da Associação Americana para o Desenvolvimento da Ciência, a decorrer em Chicago entre hoje e segunda-feira.

A maioria dos projetos de construção desenvolvidos por humanos é executada por pessoal qualificado no âmbito de um plano e de uma organização hierarquizada, segundo explicou Justin Werfel, investigador do Instituto Wyss de Harvard, um dos principais responsáveis deste projeto, também publicado na revista norte-americana Science.

"Normalmente há um plano detalhado de execução dos trabalhos e os trabalhadores são supervisionados por chefes que lhes dão ordens", indicou Justin Werfel.

"Nas colónias de insetos sociais, a rainha não dá a cada membro instruções individuais. Cada térmita não sabe o que as outras estão a fazer ou o estado da construção" de estruturas complexas, acrescentou o investigador.

As térmitas, como as formigas, coordenam-se em grupo através de um método de comunicação indireta, designada como estigmergia, segundo o qual os elementos comunicam entre si ao modificar o ambiente, explicou a equipa de investigadores, composta por engenheiros informáticos, eletrónicos e biólogos.


Sem comentários:

Enviar um comentário