segunda-feira, 17 de março de 2014

As mais loucas teorias para o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines

As mais loucas teorias para o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines

Avião está desaparecido há nove dias

Nove dias após o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desconhecem-se, ainda, os motivos que levaram ao sumiço do aparelho. Suicídio de um dos pilotos, terrorismo, sequestro são hipóteses que ainda não descartadas pela investigação, mas há outras tantas teorias da conspiração que o mistério e as redes sociais ajudam a condensar. De ovnis ao envolvimento de Edward Snowden, tudo é aventado na internet.

À parte as certezas a que os investigadores foram chegando, nos últimos nove dias, pouco se sabe do que se passou a bordo do voo 370 da Malaysian Airlines.

Na versão oficial, ganha terreno a hipótese de se tratar do resultado de um plano de sabotagem ou de pirataria meticulosamente preparado. Suspeitas que ganharam novo fôlego com a hipótese de que a última comunicação do cockpit, feita pelo co-piloto -, um informal "tudo bem, boa noite" -, tenha sido feita depois de desligado um dos sistemas de comunicação do aparelho.

Sabe-se também que o Boeing desceu a cinco mil pés de altitude (cerca de 1500 metros) de forma a evitar os radares civis,que terá voado até mais sete horas, depois de ter desaparecido dos radares, e que mudou deliberadamente de rota. "A pessoa no comando do avião tem um sólido conhecimento de navegação e radares", disse fonte da investigação, citada pelo jornal malaio "New Straits Times".

A polícia e os investigadores da equipa internacional talvez nunca venham a confirmar qualquer destes dados, a menos que encontrem o aparelho. Existem, atualmente, duas zonas de investigação sobre a rota seguida pelo avião: uma franja que vai do norte da Tailândia até ao Cazaquistão e Turquemenistão; outra que parte da Indonésia e entra pelo oceano Índico a oeste da Austrália.

Teorias da conspiração

O envolvimento de extraterrestres no desaparecimento do avião é defendido por Alexandra Bruce, no site Forbidden Knowledge TV, no qual são publicados os sinais capturados na altura do desaparecimento e que, afirma a autora, só poderiam ser emitidos por um OVNI.

Como fonte é usado um vídeo partilhado no YouTube e que mostra o registo do tráfego aéreo no local e na altura do desaparecimento do aparelho.

No site, o alegado OVNI é identificado como Airlines Flight 672, num vídeo retirado do flightradar24. A velocidade supersónica do aparelho está provavelmente relacionada com uma falha no sistema e não com uma intervenção alienígena.

Uma outra teoria garante que os 239 passageiros que seguiam a bordo do Boeing estão vivos. A convicção fundamenta-se no facto de os telemóveis dos passageiros continuarem a chamar.

Nem todos os telemóveis que são desligados encaminham diretamente a chamada para o atendedor de chamadas. Localização, tipo de rede e a proximidade a uma antena de telemóvel podem fazer com que continue a existir um sinal de chamada.

Uma mensagem no Reddit levanta a suspeita de ligação a Edward Snowen. Segundo o que foi escrito na rede social, a bordo do voo 370 seguiam 20 especialistas da Freescale Semiconductor, do Texas, EUA, entre os quais um alto quadro, em chips e agregação de dados, que tinham como missão vigiar a China. Segundo esta teoria, o avião da Malaysian Airlines terá explodido, na sequência de um ataque dos serviços secretos chineses.

Os funcionários da Freescale Semiconductor estão no centro de uma outra teoria, que aponta para o envolvimento do Irão e dos dois passageiros iranianos que seguiam a bordo com passaportes falsos. O objetivo do departamento de segurança nacional iraniano seria apropriar-se do conhecimento dos engenheiros da empresa norte-americana.

Na internet, há também quem defenda que o avião foi desviado para Pyongyang, já que a capital da Coreia do Norte fica a igual distância de Kuala Lumpur. Em 1969, o regime comunista de Pyongyang desviou um avião da vizinha Coreia do Sul.

O envolvimento dos Illuminati, um género de um triângulo das Bermudas no Golfo da Tailândia ou o desvio do avião para o Vietname para posterior utilização como míssil são algumas das outras teorias que tentam explicar o que, para já, ainda não tem resposta da investigação oficial.


Sem comentários:

Enviar um comentário