quarta-feira, 5 de março de 2014

Asteróide passa hoje perto da Terra



Um asteróide, já conhecido pelos astrónomos, deverá passar hoje perto da Terra, a uma distância inferior da que separa o ‘planeta azul’ da Lua, mas sem perigo de colisão, informou a agência espacial norte-americana NASA.

O corpo rochoso, baptizado como 2014 DX110, mede cerca de 30 metros de diâmetro e aproximar-se-á o mais perto da Terra a 348 mil quilómetros, cerca das 21h00 GMT (mesma hora em Lisboa). A distância média entre a Terra e a Lua ronda os 385 mil quilómetros.

Segundo os cientistas, uma colisão de um asteróide com a Terra é muito rara e nenhum dos corpos rochosos já detectados apresenta risco futuro.

Contudo, em Fevereiro do ano passado, um asteróide de 15 metros de diâmetro caiu na Rússia, causando feridos e estragos, pelo que, para os astrónomos, a identificação destes objectos celestes é urgente.

De acordo com a NASA, há provavelmente 25 mil asteróides com pelo menos 100 metros de diâmetro nas órbitas próximas da Terra, mas somente 25 por cento deles foram detectados.

O Congresso norte-americano pediu, em 2005, à agência espacial norte-americana para encontrar os asteróides com mais de 140 metros de diâmetro, potencialmente capazes de destruir grandes aglomerados populacionais.

fonte: Sol online

Sem comentários:

Enviar um comentário