sábado, 15 de março de 2014

Isto é obra de extraterrestres ou de artistas?








Instalação chama a atenção no Google Earth e causa espanto nas redes sociais.

O Google Earth é a ferramenta perfeita para explorar o mundo sem sair da cadeira. Há alguns dias, mais do que um utilizador fez um verdadeiro achado naquele programa do Google. Ao explorarem a superfície do planeta no Google Earth, para chegarem a 27° 22'54.59 ponto "N, 33° 37'48.46" E, surpreenderam-se com estranhas marcas no deserto do Egito. As marcas configuram um desenho com duas espirais concêntricas, formadas por pontos de extremidade com amplitude cada vez maior.

Perante tal descoberta, houve logo quem partilhasse a novidade nas redes sociais, sugerindo que poderia tratar-se de um «crop-circle» (marcas circulares que aparecem em plantações agrícolas). E houve até quem sugerisse que se trataria de uma pista de aterragem para naves extraterrestres.

Como refere a CNN, é claro que aquelas marcas não correspondiam a nenhuma das hipóteses criadas pela fértil imaginação dos internautas. Para resolver o «mistério», apenas era preciso recuar um pouco no tempo, a 1997, ano em que a artista grega Danae Stratou executou uma instalação, com a colaboração das arquitetas Alexandra e Stella Constantinides Stratou: Breath of the Desert (Sopro do Deserto). 

Danae Stratou realizou a instalação a cavar poços e a fazer montes com maquinaria pesada. No centro da instalação, formou uma lagoa circular, que tinha um brilho especial durante o dia.

Com o passar dos anos, a ação natural do deserto vai desvanecendo aos poucos os poços e os montes da instalação. A água da lagoa evaporou-se e à medida que o tempo passa a instalação confunde-se cada vez mais com o cenário natural. 

Breath of the Desert é uma obra de arte que já tem quase 17 anos e nunca chamou tanta atenção como nos dias de hoje, em que o serviço de imagens por satélite do Google começou a explorar o mundo com a suposição da existência de inteligência extraterrestre.

Agora já sabe: se for ao Facebook, ao Twitter ou a qualquer outra rede social, e vir imagens semelhantes às que mostramos aqui, não pense que é obra de visitantes de outros planetas, mas sim o resultado da criatividade de uma artista.

fonte: TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário