segunda-feira, 7 de abril de 2014

Internautas vão escolher novo fato espacial da NASA


Três modelos à escolha dos internautas até 15 de abril

A NASA quer que os internautas ajudem a escolher o protótipo de fato espacial dos astronautas que vão colonizar o planeta Marte. O equipamento já é conhecido pela designação "Z-2". Agora, até ao próximo dia 15 de abril, há que escolher um dos três modelos propostos.

Embora os modelos tenham sido criados a pensar nos futuros exploradores do planeta vermelho, a verdade é que o fato espacial Z-2 é, para já, apenas um protótipo e o modelo escolhido será utilizado em testes diversos.

De acordo com os investigadores, o novo fato é um marco na história da NASA: é o primeiro fato testado no vazio total, o primeiro a ser criado com o recurso a "scanners" a laser 3D e a equipamento de impressão 3D, tendo sido utilizado o sistema mais avançado de estruturas resistentes a impactos num fato.

"Fizemos um fato com um estilo diferente", reconheceram os engenheiros responsáveis pelo projeto, no qual também participa a Universidade de Filadélfia, nos EUA. Estes especialistas ocuparam-se de pormenores tão importantes como a capa que serve para proteger contra a abrasão durante a missão, um aspeto que "não se tinha utilizado antes", porque não era necessário em missões anteriores.

Quanto às diferenças entre as três opções de fato, explicaram que a opção A (a que chamaram "biomimetismo") reflexa as qualidades "bioluminiscentes" de criaturas aquáticas que se encontram a grandes profundidades, com pele escamosa. Os peritos indicam que este desenho reflete "as qualidades que protegem algumas das criaturas mais estranhas da Terra".

O desenho inclui especificamente pregas segmentadas nos ombros, cotovelos, anca e joelhos, assim como um arame "eletroluminiscente" na parte superior do torso, que é visível com pouca luz.

A opção B ou "Tecnologia" rende homenagem aos fatos com que se obtiveram grandes êxitos no passado, à medida que incorpora elementos subtis do futuro. Mediante o uso de arame e remendos emissores de luz, este desenho "confere uma mudança nas regras" no que se refere à maneira de identificar os membros da tripulação.

Finalmente, o modelo C ou "Tendências da Sociedade" pretende ser um reflexo daquilo que poderia ser a roupa diária no futuro. Este fato utiliza arame "eletroluminiscente" e um esquema de cor brilhante para imitar a aparência da roupa desportiva e o mundo emergente das tecnologias portáteis.

As votações estão abertas até 15 de abril aqui. O vencedor será conhecido a 30 de abril, devendo o modelo escolhido estar pronto para ser utilizado em novembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário