terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dragon da SpaceX inicia viagem de regresso à Terra


Fotografia © REUTERS/NASA

O veículo espacial Dragon vai hoje deixar a Estação Espacial Internacional e cair no Oceano Pacífico. O acontecimento está planeado para as 18:45 (hora de Lisboa).

A nave Dragon da SpaceX vai hoje deixar a Estação Espacial Internacional e iniciar a viagem de regresso à Terra, depois de ter entregado cerca de 3700 kg de carga. O acontecimento está programado para as 13:45 (18.45 hora de Lisboa) e vai ser transmitido em direto pela televisão da NASA.

A operação será comandada por controladores em Terra no Centro Espacial Johnson, em Houston. A Dragon vai executar três disparos de propulsão para se afastar, a uma distância segura, da estação espacial. A sonda deve então cair no Oceano Pacífico, ao largo da península da Califórnia, por volta das 19:44.

O regresso tinha sido planeado para domingo passado, mas foi cancelado dois minutos antes devido a um problema com o sistema de radar da Força Aérea norte-americana. O acontecimento pode ainda ser adiado para amanhã, dia 11 de fevereiro, caso o estado do tempo não seja favorável.

O veículo espacial Dragon voa de maneira autónoma e tem com o objetivo levar carga (material e pessoas) para destinos em órbita. Fez história em 2012 quando se tornou o primeiro veículo espacial privado a abastecer a Estação Espacial Internacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário