quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Qual é o material mais forte do mundo?

Qual é o material mais forte do mundo?

A resposta é insólita: os dentes das lapas. É verdade. Afinal, aqueles simpáticos gastrópodes que vivem agarrados às rochas e que são colhidos como petisco por toda a costa Ocidental europeia (Portugal incluído) têm dentes, e um grupo da Universidade de Portsmouth (Reino Unido) acaba de descobrir que têm uma consistência que faz deles o material mais resistente do mundo.

E essa força é tal que podem ser empregues – ou melhor, ‘copiados’ da natureza, ou reproduzidos na sua base química e estrutural – para a construção de barcos, carros ou alguma estrutura que tenha de estar preparada para sofrer fortes impactos. E, já agora, acrescentam os investigadores, para substituir dentes humanos.

Na verdade, a experiência pretendeu verificar quais as substâncias químicas responsáveis por tal propriedade. Os dentes da lapa, cujo diâmetro total não vai além dos cinco centímetros, estão incluídos em fila num órgão que elas utilizam para se alimentar, prendendo-se com firmeza. E essa força com que se agarram – talvez seja esta a origem da expressão ‘agarrado como uma lapa’ – leva a que por vezes deixem marcas quando arrancadas das superfícies a que se prendem. 

O grupo conseguiu extrair alguns desses dentes e verificou que a substância que os compõe é uma espécie de mistura ideal de proteínas reforçadas por nanofibras minerais de goethite (mineral de óxido de ferro, assim baptizado em honra ao escritor alemão Goethe). A estrutura pode ser pequena, mas é dura e resistente, mais ainda do que a teia de aranha.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário