sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Sondas da NASA fotografam os planetas anões Plutão e Ceres


Fotografia © NASA

As fotografias ainda são muito desfocadas, mas ambas as sondas se aproximam cada vez mais dos planetas anões.

A sonda New Horizons da NASA chegou ao planeta anão Plutão pela primeira vez, onde tirou as primeiras imagens do planeta anão e da sua lua, Charon. Entretanto, a sonda Dawn está a fotografar o planeta anão Ceres com uma proximidade cada vez maior, e enviou esta quinta-feira as suas imagens mais claras até hoje.

As fotos da New Horizons, que foram tiradas a uma distância de200 mil quilómetros, mostram Plutão e Charon muito desfocados, mas a sonda da NASA vai aproximar-se mais do planeta anão e deverá ter fotos melhores do que as do telescópio Hubble em maio.


Para já as fotografias não têm muito valor científico mas, conforme destaca o comunicado da NASA, estas surgem 109.º aniversário do homem que descobriu Plutão em 1930, Clyde Tombaugh.

Ainda, as fotos são úteis para ir alinhando a sonda na sua aproximação ao planeta anão, que deverá trazer fotografias muito mais claras a partir do final da primavera. "Plutão está finalmente a tornar-se mais do que uma pinta de luz", disse um dos cientistas responsáveis pela New Horizons, Hal Weaver.


A sonda espacial Dawn também cada vez se aproxima mais do planeta anão Ceres, que fica na cintura de asteroides entre Marte e Júpiter. Dawn tem tirado algumas fotografias mais detalhadas de Ceres, agora que se encontra a cerca de 145 mil quilómetros de distância do planeta anão, e deverá entrar em órbita do anão para o estudar em maior pormenor, como descreve o comunicado da NASA sobre a missão Dawn.


Sem comentários:

Enviar um comentário