quarta-feira, 4 de março de 2015

Cães ajudaram humanos a erradicar neandertais da Europa, diz antropóloga



Estudiosa Pat Shipman afirma que homens modernos domesticaram lobos há cerca de 70 mil anos.

Parece que o cão é o melhor amigo do homem há mais tempo do que pensávamos. De acordo com a conceituada antropóloga Pat Shipman, da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA, os cães foram grandes aliados dos humanos modernos, essenciais para erradicar da Europa os seus arquirrivais, os neandertais, há 40 mil anos.

A sabedoria académica acreditava que os lobos foram domesticados por humanos há cerca de 10 mil anos, na época da ascenção da agricultura. A antropóloga, porém, afirma que isso aconteceu muito antes. Segundo suas pesquisas, os homens começaram a criar lobos há 70 mil anos, quando chegaram à Europa, saídos da África.

Os cães nascidos a partir da domesticação desses animais foram importantes para dar aos humanos uma vantagem na disputa com os neandertais pela caça no continente. Isto levou à extinção dos neandertais, há 40 mil anos.

“Na época, os humanos modernos, neandertais e os lobos eram todos predadores e competiam pela matança de mamutes e outros grandes herbívoros", explica Pat Shipman ao jornal britânico "Observer". “Mas formamos uma aliança com o lobo, o que significou o fim dos neandertais".

Esta teoria, se confirmada, resolveria um grande mistério da humanidade. Por que os neandertais, que já estavam na Europa havia 200 mil anos desapareceram do continente alguns milhares de anos após a chegada dos seres humanos?

A investigadora argumenta que a "aliança" com os lobos, o desenvolvimento de armas superiores e as habilidades de caça permitiram ao homem moderno superar seus rivais neandertais e se tornar a espécie dominante.

“Em tese, os primeiros cães-lobos rastreavam e assediavam animais como alces e bisões. Eles perseguiam essas presas até que ficassem cansadas. Em seguida, o homem os matava com lanças ou arcos e flechas”, explica Shipman.

Assim, ela explica, os cães não precisavam se aproximar dos grandes animais - “muitas vezes a parte mais perigosa de uma caça”.

Ao mesmo tempo, os seres humanos não tinham que gastar energia no rastreamento e no degaste da presa. A carne era, então, partilhada entre os humanos e os animais, sendo uma relação benéfica mútua.

No ano passado, um estudo publicado mostrou que os humanos modernos e neandertais viveram lado a lado na Europa por 4 mil anos, trocando cultura e genes.

A maioria dos cientistas acredita que os neandertais morreram rapidamente após a chegada do Homo sapiens à Europa, devido à competição por recursos e conflitos possivelmente violentos.

fonte: O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário