segunda-feira, 2 de março de 2015

NASA quer mandar submarino para uma das luas de Saturno



Por volta de 2040, a Nasa pretende enviar um submarino para explorar um dos mares de Titã. O astro é uma das 62 luas de Saturno, segundo maior planeta do Sistema Solar (menor apenas que Júpiter).

Um estudo sobre o veículo foi divulgado pela agência espacial americana na internet. Nele, o órgão informa que o submarino está a ser desenvolvido para circular pelo Kraken Mare.

Um dos maiores mares de Titã, o Kraken Mare conta com cerca de mil quilómetros de extensão e é composto de etano e metano. Entretanto, a Nasa ainda terá de superar desafios para tornar o projeto realidade. Um deles envolve o envio de informações a partir de Titã. 

"A transmissão de dados por uma distância de mais de um bilião de quilómetros requer uma antena grande", explicou a agência no estudo sobre o submarino.

O projeto prevê que uma nave espacial leve o submarino até Titã. A ideia é que o veículo percorra uma distância de cerca de 2 mil quilómetros durante 90 dias no Kraken Mare. Nesse período, o submarino irá realizar experiências científicas.

"O veículo contará com uma câmera para observar o estado do mar e a paisagem do litoral e fará observações meteorológicas", afirma a Nasa.

fonte: MSN

Sem comentários:

Enviar um comentário