quarta-feira, 22 de abril de 2015

Água origina supertempestades em Saturno?


Investigadores da Caltech estão a tentar decifrar o que está na origem das supertempestades registadas em Saturno. Nos últimos 140 anos, verificaram-se seis destes fenómenos.

De tempos em tempos, mais precisamente a cada 20 ou 30 anos, Saturno é assolado com tempestades gigantescas que fazem com que o planeta pareça ter grandes manchas brancas. Essas manchas podem ser tão grandes quanto a Terra e, por vezes, os rastos que as tempestades deixam acabam por dar a volta, cobrindo todo o planeta.

O professor Andrew Ingersoll e Cheng Li usaram um modelo numérico para determinar que as tempestades se formam como uma interação entre a atmosfera interior e exterior de Saturno, noticia a Cnet. 

A exterior é composta por hidrogénio e hélio e liberta moléculas pesadas de água sob a forma de chuva. Quando há essa libertação, esta atmosfera fica mais leve que a interior e acaba por arrefecer, atraindo o ar húmido e quente de baixo através de convexão. Essa movimentação do ar é que acaba por provocar as tempestades massivas e que são visíveis através de telescópios na Terra e que assumem a forma de manchas brancas.O processo de arrefecimento pode demorar até 30 anos, o que explica o longo intervalo entre supertempestades.


Sem comentários:

Enviar um comentário