sexta-feira, 22 de maio de 2015

C.H.I.P., o computador de oito euros


O C.H.I.P. terá capacidade semelhantes a qualquer computador

Uma empresa norte-americana já angariou o equivalente a 1,35 milhões de euros para produzir em massa um pequeno computador, com o custo de 8,1 euros. Conheça o C.H.I.P.


Com um tamanho extremamente reduzido, este novo computador que estará disponível ao público em dezembro, é capaz de realizar tarefas como navegar na Internet, fazer edição de texto ou consultar o Facebook.

Dentro da pequena caixa (mede 5,8 cm por 3,8 cm), o utilizador poderá encontrar um processador de 1 GHz, 512 Mb de memória RAM e 4 Gb de capacidade de armazenamento interno. Há ainda espaço para uma antena Wi -Fi e uma outra Bluetooth.

Com o C.H.I.P. na mão, o utilizador poderá ligar-lhe um teclado e um monitor, como faz com qualquer computador, afirma a Next Thing Co., responsável pelo desenvolvimento deste produto.

Com 8,10 euros, o utilizador compra um computador funcional, mas a partir deste produto base, é possível comprar adaptadores para dotar o C.H.I.P. de uma porta VGA ou HDMI ou até para o tornar num pequeno computador portátil, com teclado incluído e ecrã tátil.

O computador chega às mãos dos utilizadores com várias aplicações grátis disponíveis e com a capacidade de lhe ser instalado um sistema operativo Linux.

De acordo com a Next Thing Co., que ainda procura financiamento no Kickstarter para avançar com o projeto, este aparelho é ideal para ser utilizado por programadores para testar software ou para ser o coração de algum aparelho eletrónico, mas também para o utilizador comum.


Sem comentários:

Enviar um comentário