terça-feira, 19 de maio de 2015

Peru reabre investigação sobre a esterilização em massa de indígenas


Reuters / Mariana Bazo

Um promotor peruano ordenou a reabertura e expandir uma investigação criminal sobre a alegada esterilização forçada de quase 350.000 mulheres e 25.000 homens durante a década de 1990, sob o governo do ex-presidente Alberto Fujimori programa para reduzir a taxa de natalidade.

2.073 mulheres fizeram declarações a grupos de direitos humanos locais e internacionais, argumentando que eles foram operados com ou sem o seu consentimento, relata Reuters. Segundo a agência, o programa se concentra em áreas rurais e indígenas de baixa renda do Peru, dos quais pelo menos 18 morreram em consequência das mulheres de cirurgia.


Em 2003, depois de fugir ex-presidente Fujimori do país, as novas autoridades reconheceram os abusos cometidos na aplicação do programa de planeamento familiar e assinou o acordo de solução amistosa, que forneceu investigar e punir os responsáveis,no entanto, em 2010, o processo foi arquivado pela promotoria porque as esterilizações foram tipificadas pelo organismo como "homicídio culposo" e não como uma violação dos direitos humanos.


Apenas em janeiro de 2014, grupos de direitos humanos apresentaram uma queixa exigindo a reabertura do inquérito e em 29 de abril o Ministério Público estadual topo, Luis Antonio Landa Burgos, informou as recorrentes de que o inquérito foi expandido para incluir novas declarações orais outras supostas vítimas de esterilização forçada em outras áreas do Peru. O oficial deu procuradores do estado três meses para realizar todas as investigações necessárias.
"Nós esperamos o bastante para o Governo a investigar esses casos e, em seguida, 2.073 ex-presidente Fujimori e responsável por estes abusos contra os direitos reprodutivos tempo governo", disse Maria Cedano, chefe da organização feminista peruana DEMUS, um grupo de direitos que apresentou a queixa.


Sem comentários:

Enviar um comentário