quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cientistas descobrem caverna com ossadas de leões gigantes de 60 mil anos na Rússia








Investigadores crêem que animais foram sacrificados por homens pré-históricos; foram achados cerca de 500 ossos.

Investigadores encontraram numa caverna nos Montes Urais, na Rússia, mais de 500 ossos de grandes mamíferos, hoje extintos, datados de cerca de 60 mil anos. 

São restos, principalmente, de leões gigantes das cavernas, mas há também um crânio de urso perfurado por uma lança pré-histórica. A caverna fica na República de Basquíria.

Devido à grande concentração de ossadas, os arqueólogos acreditam que os animais foram sacrificados por seres humanos. Trata-se do maior cemitério de leões gigantes já encontrado. 

Estes animais, que eram 25% maiores do que os leões atuais, caminharam sobre a Terra de 370 mil anos até 12 mil anos atrás, quando foram extintos pelos homens e por um período de mudanças climáticas. 

"Pode haver mais ossos, depois que a gente terminar nossa busca. Tal quantidade de ossos de leões gigantes num mesmo lugar é realmente única", disse ao site "Siberian Times" o cientista Pavel Kosintsev, do Instituto Regional de Planta e Ecologia Animal, um braço da Academia de Ciência Russa.

Os investigadores também encontraram o crânio de um urso perfurado por uma antiga lança, além de pontas de lança espalhadas pela caverna. 

Mas não é certo que humanos viveram no local. Segundo os envolvidos no estudo, é mais provável que os homens antigos usassem a caverna como um santuário.

fonte: O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário