quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Este implante cerebral permite controlar um computador só com os pensamentos


O sensor é colocado no cérebro para detetar sinais neuronais.Fotografia © Matthew McKee/BrainGate Collaboration

Os voluntários conseguiam mover um cursor e mesmo escrever até seis palavras por minuto apenas com a mente.

Um novo implante cerebral, com um tamanho de apenas quatro centímetros, permite a quem o coloca controlar um computador apenas com os pensamentos. Um estudo publicado na revista Nature Medicine explica como dois voluntários experimentaram o implante, que lhes permitiu controlar um cursor usando os pensamentos. Um deles chegou a escrever a uma velocidade de seis palavras por minuto.

O coletivo de cientistas de várias áreas que trabalham juntos neste sistema desenvolve estas inovações para pessoas que não têm membros ou que não conseguem controlá-los.

Os dois voluntários deste estudo sofrem de esclerose lateral amiotrófica, e foram submetidos ao implante cerebral um ano antes de começarem as experiências. O aparelho era quadrado e tinha apenas quatro milímetros de comprimento. Esse sensor era capaz de perceber os impulsos elétricos do cérebro e traduzi-los num sinal digital que o computador fosse capaz de interpretar como movimento do cursor.

O implante é a última geração de um sistema desenvolvido por um grupo de cientistas da associação BrainGate. Versões anteriores já permitiam a pessoas usar braços biónicos para beber de um termos de café, por exemplo.

Usando este implante, conforme descrevem os investigadores no estudo, os dois voluntários conseguiram mover o cursor no ecrã com os seus pensamentos, e mesmo escrever até seis palavras por minuto. Os investigadores disseram que ambos os sujeitos conseguiram usar o sistema com bastante facilidade, e tiveram muito mais destreza do que a que se verificara em sistemas anteriores.


Sem comentários:

Enviar um comentário