sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O novo Colosso de Rodes terá 122 metros de altura


O Colosso de Rodes tinha trinta metros de altura, pesava 70 toneladas e era feita de bronze. Tornou-se uma das sete maravilhas do mundo antigo mas caiu com um terramoto. Há um projeto para a reerguer.

O Colosso de Rodes durou apenas 55 anos. Em 226 a.C. um terramoto atirou-o ao fundo da baía (...) No século VII, os árabes venderam os restos como sucata: para se ter uma ideia do volume do material, foram necessários novecentos camelos para a transportar.

O plano de um grupo de cientistas pretende voltar a colocar o Colosso de Rodes no acesso à ilha grega com o mesmo nome, no Egeu, para fomentar o turismo local.


E em vez dos 30 metros, o novo Hélio (figura da mitologia grega representada na estátua) terá 122 metros de altura e pesará quatro vezes mais do que o original.

No interior haverá um museu, uma biblioteca, um centro cultural, sala de exposições e um, claro, um miradouro, que permitirá ver a mais de 50 quilómetros de distância.

Para construir tudo isto, em quatro anos, os promotores precisam de cerca de 260 milhões de euros, dinheiro que, dizem, virá de instituições culturais e financiamentos internacionais (em crowdfunding).

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário