terça-feira, 29 de dezembro de 2015

40 mil balas de canhão em fortaleza portuguesa na Índia


Arqueólogos indianos descobriram depósito de munições gigante no forte de Santo Ângelo, em Kannur, a antiga Cananor

Quase 40 mil balas de canhão foram descobertas por arqueólogos indianos na antiga fortaleza portuguesa de Cananor, segundo oTimes Of India. Encontradas no Forte de Santo Ângelo, mandado construir em 1505 por D. Francisco de Almeida, o primeiro vice-rei da Índia, as balas representam um dos maiores achados de munições numas escavações arqueológicas a nível mundial, segundo o chefe da equipa de cientistas, T. Sreelakshmi.

"Trata-se realmente de uma imensa recolha de balas de canhão e a nossa tarefa agora é preservá-las depois de separar e tratar quimicamente as balas", declarou o arqueólogo responsável. Segue-se também um trabalho de consulta de fontes documentais para se tentar perceber porque foram enterradas as 35950 balas em poços de modo a não poderem ser reutilizadas.

Português durante século e meio, o Forte de Santo Ângelo foi depois conquistado pelos holandeses e mais tarde pelos ingleses. Não é ainda evidente a época a que pertencem os milhares de balas de canhão encontradas na atual Kannur, no estado de Kerala, sudoeste da Índia.

Os portugueses chegaram à Índia por mar em 1498, com Vasco da Gama. A presença portuguesa persistiu até 1961, quando a União Indiana invadiu Goa. O legado português mantém-se através das fortalezas deixadas na costa do Malabar e das muitas igrejas, assim como nos nomes de família de milhões de indianos chamados Fernandes, Dias ou Mascarenhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário