segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Existem formigas robôs?


Se primeiro afirmámos que existiam formigas "zombie" (que pode ver aqui), agora chegou a vez de apresentarmos os BionicANTs, robôs que tomam a forma de formigas e estão preparados para nos ajudar em algumas tarefas. Foram desenvolvidos pela empresa alemã Festo, e podem ser a força industrial do futuro.





Os BionicANTs não foram só buscar o corpo às formigas – aliás, para a Festo, uma das maiores inspirações foi mesmo a forma como as formigas se comportam. A empresa criou tecnologias que permitem que cada um dos robôs comunique entre si usando sinais de rádio. Assim, os seus movimentos podem adaptar-se aos movimentos do grupo, tal como fazem as formigas reais.

"As formigas artificiais demonstram como componentes individuais autónomos podem resolver uma tarefa complexa juntos, trabalhando como um sistema em rede," afirma a Festo num comunicado

A empresa acredita que estes robôs (cujo tamanho não ultrapassa o de uma mão humana) podem trabalhar em conjunto para executar tarefas como transportar objetos pesados. Os BionicANTs podem assim ser usados em fábricas ou espaços de produção para facilitar o trabalho.

Além da tecnologia de comunicação, cada uma das formigas robóticas está também equipada com câmaras e sensores que permitem a cada uma ajustar a sua posição, conforme a das companheiras.

Já o seu corpo é de plástico, criado a partir da impressão 3D.

Mas não só de formigas se fazem os “exércitos” da Festo: a empresa está também a desenvolver as eMotionButterflies. Estes robôs de borboletas são leves, também incorporam um sistema de inteligência artificial em rede, e conseguem voar durante cerca de quatro minutos.

Há mais para saber sobre os BionicANTs, e sobre os supersoldados do futuro. Está tudo na nova edição daQuero Saber Anual, já nas bancas!

Imagens: Festo.

fonte: Quero Saber

Sem comentários:

Enviar um comentário