sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Mais de 330 baleias são encontradas mortas na Patagónia chilena





Mais de 330 baleias mortas foram encontradas desde abril deste ano numa baía afastada da Patagónia chilena, no caso de encalhamento de cetáceos mais numeroso já registado - revelou à AFP um dos cientistas que participaram da descoberta.

"Parecia uma imagem apocalíptica. Nunca havia visto algo parecido", disse à AFP Vreni Häussermann, diretora do Centro Científico Huinay, que participou da expedição.

Em abril passado, mais de 20 baleias da espécie Sei - de aproximadamente 10 metros de comprimento - foram dadas como mortas depois de encalharem no norte do Golfo de Penas, na Patagónia chilena, a mais ou menos 1.950 quilómetros ao sul de Santiago.

Mas um posterior sobrevoo na área, realizado em junho por uma equipa de cientistas encabeçada por Häussermann, constatou que o número de espécies mortas era muito mais elevado.

"Pudemos contabilizar 337 baleias mortas, incluindo cadáveres e esqueletos", disse a cientista à AFP. Mas "ainda há muitas áreas em que não pudemos chegar, é provável que haja mais baleias mortas", acrescentou.

A causa do encalhamento massivo, um dos maiores já registados, será revelada pela revista National Geographic - que financiou o sobrevoo - em sua próxima edição.

fonte: UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário