terça-feira, 10 de maio de 2016

A Lua não influencia o comportamento humano, garantem cientistas


As conclusões deste estudo desfazem um mito muito instalado na nossa sociedade.

A equipa do cientista Jean-Philippe Chaput, do Eastern Ontario Research Institute, em Ottawa (Canadá), estudou o comportamento de quase 6000 crianças de todos os continentes, para perceber que efeitos as fases da Lua poderiam ter sobre o sono e o comportamento.

Chaput é, aliás, o primeiro a reconhecer o impacto público dessas alegações, quando diz que "a cultura popular e, às vezes, até histórias contadas em ambiente médico indicam que as fases da Lua influenciam o modo como os problemas psíquicos de homens e animais se manifestam".

Por isso, a equipa de cientistas analisou durante 28 meses 5812 crianças de diferentes idades, raças, níveis sociais, educacionais e de rendimentos, em diversas fases da Lua.

A única alteração, que consideram irrelevante, é que durante a Lua cheia houve uma diminuição da duração do sono, em cerca de 5 minutos. Tirando isso, não há qualquer alteração no comportamento das crianças.

Conclui o chefe da equipa, sobre os dados agora publicados na revista Frontiers in Pediatrics: "Estes resultados são o argumento mais evidente de que a Lua não afeta o comportamento de uma pessoa".

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário