sexta-feira, 6 de maio de 2016

Milhões de peixes mortos - a nova guerra do Vietname


As maiores manifestações da história recentes do Vietname aconteceram por causa da morte massiva de peixes. O governo responde com um comité de 100 cientistas!

Nos últimos meses, milhões de peixes e também de mexilhões morreram nas águas do Vietname.

Tantos - e tão difíceis de calcular - que milhares de pessoas, sobretudo pescadores e seus familiares, vieram para as ruas protestar (manifestações é algo raro neste país).

Dezenas de milhares de pessoas, nas zonas costeiras do Vietname, estão a ser atingidas pelo caso, que já é considerado o desastre ambiental mais grave do país nos últimos anos.

O assunto tornou-se no principal tema do Vietname, o que levou o governo a convocar uma centena de cientistas, para que descubram o que se passou.

Este exército de cientistas locais será reforçado com especialistas de vários países, a quem também foi solicitada ajuda.


Há vários dias que um suspeito surge em todas as notícias: o grupo "Formosa", de Taiwan, proprietário de um complexo siderúrgico na região (a Hung Nghiep Formosa Ha Tinh Steel Company), que poderia ser o responsável pela contaminação.

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário