quinta-feira, 19 de maio de 2016

Paleontólogos encontram resquícios de cachorro que existiu há 12 milhões de anos


Ilustração representa como seria um animal da subfamília Borophaginae (Foto: Illustration of Cynarctus. Mauricio Antón)




Conheça os tetravôs dos lobos, raposas e coiotes.

Há 12 milhões de anos, uma espécie de cachorro circulava pela costa leste dos Estados Unidos. E o único motivo pelo qual sabemos disso hoje, em 2016, é porque pesquisadores que escavavam a área do Parque Calvert Cliffs State, em Maryland, nos Estados Unidos, encontraram um dente fossilizado de uma dessas criaturas. 

O dente foi avaliado por Steven Wallace, da Universidade Estadual do Leste do Tennesse, e Steven Jasinski, do Museu Estadual da Pensilvânia, que publicaram os resultados de seu estudo no periódico Journal of Paleontology

Em sua análise, os pesquisadores descobriram que o dente fossilizado é um molar superior de 1,3 centímetros de comprimento e 1,2 de largura. Segundo o IFLScience, partir desses dados, eles constataram que o dente pertenceu a um canídeo — família de mamífero carnívoros que envolve espécies como lobos e raposas — e que pertenceu à subfamília Borophaginae. 

Os Borophaginae habitaram a América do Norte e tinham dentes e garras fortes, parecidas com as das hienas, o que lhes deixou conhecidos como "cães de esmagamento de ossos". Essa subfamília foi extinta há dois milhões de anos, deixando como ancestrais os lobos, coiotes e raposas. 

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário