segunda-feira, 18 de julho de 2016

Há 1,5 milhão de anos, Homo erectus já andava como homem moderno, diz estudo




Um estudo científico de quase 100 pegadas humanas de, aproximadamente, 1,5 milhão de anos permitiu comprovar de forma experimental que o Homo erectus andava de uma maneira muito parecida a do homem moderno hoje. 

O estudo, que teve a participação de cientistas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, da Alemanha, junto com uma equipe internacional de colaboradores, partiu de marcas achadas em 2009 nas proximidades da cidade de Ileret, no Quénia. Ao estudar a região, os pesquisadores encontraram em cinco jazidas diferentes um total de 97 marcas correspondentes a, pelo menos, 20 Homo erectus. 

Através de um enfoque experimental, os pesquisadores descobriram que as formas dessas pegadas são indistinguíveis as do homem moderno atual, o que evidência que a anatomia dos pés e a mecânica entre ambos era semelhante. 

"Nossas análises proporcionam algumas das únicas provas diretas que sustentam a crença generalizada de que pelo menos um de nossos fósseis de 1,5 milhão de anos caminhou quase da mesma maneira como fazemos hoje", afirmou Kevin Hatala, pesquisador do Max Planck e da Universidade George Washington.

Os pesquisadores também estudaram o possível sexo dos indivíduos que andavam na área e desenvolveram diversas hipóteses em relação à estrutura dos grupos que formavam estes Homo erectus. Segundo o trabalho, uma das jazidas tinha pegadas correspondentes a vários machos adultos, o que leva a crer em certo nível de tolerância e de cooperação entre eles. 

"Não é surpreendente contemplar evidências de tolerância mútua e cooperação entre os hominídeos que viveram há 1,5 milhão de anos, especialmente o Homo erectus, mas esta é a primeira vez que se pode vislumbrar de forma direta este comportamento dinâmico", acrescentou Hatala. 

Até agora, segundo o Max Planck, não houve consenso sobre a forma de investigar possíveis comportamentos grupais a partir de fósseis e registos arqueológicos. 

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário