terça-feira, 12 de julho de 2016

Um planeta com três sóis. Descoberta inédita. E não é na Guerra das Estrelas



Astrónomos recordam o planeta onde nasceu Luke Skywalker. Pensava-se que não era possível... mas, afinal, existe um planeta parecido.

Uma equipa de astrónomos conseguiu ver, pela primeira vez, um planeta que orbita num sistema extenso e triplo, com três estrelas, ou seja, três sóis. Os especialistas pensavam que o tipo de órbita agora detetado, tão extenso, fosse instável e impossível de se manter por muito tempo, mas a verdade é que o planeta tem permanecido na mesma trajetória.


A observação inesperada é explicada num artigo agora publicado na revista Science e foi feita por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), que fica no Chile, mas inclui uma participação de astrónomos portugueses.

No texto que apresenta a descoberta, o observatório recorda o planeta Tatooine, da saga da Guerra das Estrelas, onde nasceu o herói Luke Skywalker. Um mundo estranho, de filme, com dois sóis no céu.

No planeta agora descoberto, ainda mais exótico, os sóis são três e quem lá possa eventualmente viver tem um dia constante, sem noite. Três vezes por dia os sóis nascem e põem-se num planeta em que as estações do ano duram séculos.

O planeta agora conhecido é diferente de todos os outros que já descobertos e a órbita que faz em torno da estrela mais brilhante é a maior conhecida num sistema com mais do que uma estrela.

O nome do planeta, por agora, é HD 131399Ab. Quem quiser lá ir não terá, contudo, muita sorte pois fica a cerca de 320 anos-luz de distância da Terra na constelação do Centauro.

Os astrónomos que descobriram este planeta fora do (nosso) sistema solar admitem que não é ainda claro como é que este planeta acabou por ficar retido numa órbita tão extensa e o que é que isso significa para a compreensão futura dos sistemas planetários, apesar de parecer ser claro que estes são, afinal, mais variados do que aquilo que os cientistas pensavam.

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário