terça-feira, 23 de agosto de 2016

A maior pérola do mundo vale 100 milhões de dólares


Pesa 34 quilos e esteve escondida durante dez anos por baixo da cama do pescador que a descobriu.

Aconteceu na ilha de Palawan, nas Filipinas. Em 2006, um homem estava a pescar quando avistou uma pérola gigante agarrada a uma concha no mar. Nadou até ela, apanhou-a e guardou-a em casa como amuleto da sorte, sem fazer ideia do quão valiosa era.

Dez anos depois, um incêndio fez arder a casa onde a pérola estava guardada, mas o pescador conseguiu resgatá-la a tempo e decidiu entregá-la às autoridades, de acordo com a televisão britânica ITV.

"Ficámos maravilhados quando ele a trouxe até nós", disse Aileen Amurao, oficial do Turismo das Filipinas, que anunciou a descoberta na página de Facebook.

A pérola tem 67 centímetros de comprimento e pesa 34 quilos, tendo sido avaliada em 100 milhões de dólares.

A descoberta equivale a um novo recorde mundial. A maior pérola conhecida até agora era a Pérola de Lao Tze - que pesa 6,4 quilos, está avaliada em 35 milhões de dólares e também foi descoberta na mesma região.

"Estamos à espera da autentificação do Instituto Gemologista e de outras autoridades internacionais", disse Aileen Amurao. A pérola já esteve exposta ao público durante a manhã desta segunda-feira e espera-se que atraia muitos turistas à região.

No entanto, o Turismo das Filipinas deixou um aviso às pessoas para que não apanhem ostras gigantes do mar, uma vez que afeta a biodiversidade da ilha e, além disso, porque a produção de pérola nestas ostras é um fenómeno muito raro.

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário