quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Descoberto planeta com condições para ter água. Está muito perto de nós


O Próxima B e a estrela que orbita, a Próxima de Centauro

Foi anunciada a descoberta de um planeta com características favoráveis à existência de vida. Chama-se "Próxima B" e orbita a estrela mais próxima da terra.

O planeta agora descoberto tem uma temperatura à superfície que torna viável a existência de água em estado líquido. Uma característica essencial para a vida.

O "Próxima b", que não faz parte do nosso sistema solar, orbita a estrela Próxima de Centauro que está localizada a apenas 4 anos-luz da Terra. Em termos astronómicos é uma espécie de vizinha do lado. Apesar disso, esta estrela não é visível a olho nu por ser pequena e pouco brilhante.

O comunicado do Observatório Europeu do Sul -Portugal é um dos membros desta organização - adianta que o "Próxima B" tem uma massa semelhante à da Terra e está muito perto da sua estrela, a distância é inferior à que separa a terra do Sol.

O planeta foi detetado a partir de vários telescópios, um desses telescópios está instalado no Chile e pertence ao Observatório Europeu do Sul.

Em declarações à agência Lusa, um dos cientistas envolvidos nesta descoberta adiantou que a partir de agora os astrónomos vão "procurar evidências da atmosfera e procurar traços de água ou outras moléculas, e finalmente vida".

Os resultados desta descoberta serão publicados quinta-feira na revista Nature.

fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário