sexta-feira, 7 de outubro de 2016

EUA em alerta: descobriram uma nova falha ao longo da perigosa Santo André


Após a série de terramotos registados nos últimos dias, os cientistas alertaram sobre a presença de uma nova linha, o que aumenta o risco da região sofrer um grande terramoto.

Mais de 200 terramotos registados na área do Mar Salton na Califórnia, perto da praia de Bombaim, alertou os pesquisadores, que fizeram uma pesquisa na região e, assim, conseguiram descobrir uma nova falha.

É culpa da Salton, embora, até agora, os geólogos foram incapazes de determinar se ela representa uma ameaça maior para o oeste dos Estados Unidos, esclareceram que a sua localização coincide com a região que sucedeu os terramotos, detalha a IFL Ciência.

No entanto, um geólogo da Universidade da Califórnia, Neal Driscoll, explicou que a falha, localizada no leste do Mar Salton, "não está associado com os pequenos eventos sísmicos", por isso não foi detectada mais cedo.

Um local perigoso

A Sociedade Sismológica dos Estados Unidos, alertou que Salton está muito perto da parte sul da falha de Santo André, o que poderia ter acumulado um pouco de tensão na área. Isso explicaria o atraso na chegada de um grande terramoto, alertam, isso vai acontecer em algum momento. 

Como os sismos tendem a ser registados ao longo de falhas, identificar uma nova é de grande importância. Por conseguinte, a região pode ser afectada pelo que é chamado sismos de falha dupla, em que uma tensão podem causar um grande evento na outra.

fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário