sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Fóssil de papagaio descoberto na Sibéria é o mais antigo já identificado





É a primeira vez que vestígios dessa espécie são encontrados na Ásia.

Um fóssil de papagaio foi dessenterrado na Sibéria, o mais ao norte que uma ave desse tipo já foi encontrada, de acordo com estudo liderado por Nikita Zelenkov, do instituto paleontológico Borissiak da Academia de Ciências da Rússia, em Moscou. 

“Ninguém jamais encontrou, antes, evidências de sua presença na Sibéria”, afirma o pesquisador, surpreso com o achado que pode “mudar o nosso entendimento sobre o quão cedo os papagaios se disseminaram pelo mundo e migraram para a América”. Teorias anteriores sugeriam que eles podiam ter voado da África para as Américas, o que seria um outro caminho.

Um único osso de papagaio foi descoberto na região de Baikal, ao sul, e data de, aproximadamente, entre 16 e 18 milhões de anos atrás. Isto sugere que os pássaros, que hoje habitam principalmente as regiões tropicais e subtropicais, podem ter sido difundidos uma vez na Eurásia. É também a primeira vez que um fóssil de papagaio é encontrado na Ásia.

Os pesquisadores encontraram os restos do antigo papagaio em Tagay Bay, ao leste.

“Nós estávamos escavando todos os tipos de animais lá e eles eram, em sua maioria, roedores, rinocerontes, gatos, hipopótamos, entre outros”, contou Zelenkov à BBC. “Este local é também interessante por preservar uma rica comunidade de fósseis de pássaros, mas nenhum exótico foi encontrado antes”, acrescentou.

O que eles encontraram do animal foi uma parte de um osso chamada tarsometatarso, comum na parte inferior da perna de aves. Após compará-la com as de outras espécies, ele descobriu que pertencia a um papagaio pequeno. O osso tem características similares às de outro fóssil recente na Alemanha, divulgado há seis anos, pertencente a uma espécie chamada Mogontiacopsitta miocaena.

“Infelizmente, o que encontramos não é bom o suficiente para reconstruir a aparência ou o estilo de vida deste papagaio, mas nós podemos ver que era bastante semelhante aos modernos, com tamanho próximo de um periquito-australiano”, disse.

fonte: O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário