sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Jovem viveu 18 anos com cauda nas costas


Cauda com 17 centímetros era vista como um "amuleto da sorte" pelos pais do jovem

Um jovem indiano de 18 anos viveu até agora com uma cauda de 17 centímetros nas costas. A situação foi mantida em segredo pelos pais, que acreditavam tratar-se de um "amuleto da sorte".

O caso, revelado esta quarta-feira pela edição online do jornal "Metro" do Reino Unido, conta a história do adolescente, que a 29 de setembro deu entrada no Specialty Hospital Super, na cidade de Nagpur, Maharashtra, no oeste da Índia.

Pramod Giri, chefe do departamento de neurocirurgia daquele hospital, afirma tratar-se de "um caso extremamente raro", com o qual a sua equipa nunca se havia deparado.

"Ele foi internado porque se queixou de dor extrema na parte inferior das costas, problemas em dormir e a sentar-se", explicou o cirurgião, acrescentando que o jovem também estava a ser muito afetado a nível psicológico, porque a cauda estava a crescer, obrigando-o a esforço extra para a ocultar debaixo das suas roupas.

"A família estava consciente do problema, mas por ser muito supersticiosa, considerou tratar-se de um amuleto de boa sorte para o jovem e não procurou ajuda médica antes", revelou Pramod Giri.

"A cirurgia não é complexa, mas envolve uma parte da medula espinhal, pelo que tinha que ser cauteloso. Felizmente, não havia tecido ósseo ou muscular na sua cauda, pelo que a remoção não foi muito difícil", referiu o médico.

O mesmo responsável dá conta que, após a cirurgia, o jovem está "muito feliz" e sente-se "mais confiante". "Já se consegue sentar e dormir sem dor e deverá ter alta nos próximos dias", concluiu.


Sem comentários:

Enviar um comentário