quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Meteorito explode no céu do Chipre e assusta moradores


Na sexta-feira 09/09, oficiais do Chipre foram surpreendidos com relatos de moradores do país mediterrâneo a respeito da aparição de um possível meteorito no céu. O acontecimento teria causado uma explosão de luzes brilhantes e muito barulho.

De acordo com a polícia local, várias testemunhas afirmaram ter visto um objeto brilhante voando sobre os Montes Troodos, onde fica o ponto mais alto da ilha, o Monte Olimpo. As pessoas relataram a aparição de luzes verdes e brancas por volta da 1h da manhã e, logo em seguida, uma forte explosão e um tremor de terra aconteceram.

Apesar de tudo, Iordanis Demetriade, porta-voz do Departamento de Geologia do Chipre, disse que não foi encontrada nenhuma evidência de que um objeto impactou a Terra ontem. Iordanis disse ainda que, se os relatos forem verdadeiros, é provável que o meteorito tenha explodido ainda no céu.

ESTRANHO, PERO NO MUCHO

Apesar de ainda não termos certeza de que um meteorito atingiu a Terra na última sexta-feira, incidentes deste tipo não são tão incomuns como muitas pessoas pensam. Dados da NASA apontam que mais de 13.500 rochas espaciais, incluindo cometas e asteroides de diversas formas e tamanhos, foram detectados em trânsito na órbita do nosso planeta. Cerca de 30 destes objetos realmente conseguem chegar até aqui a cada ano e acabam pegando fogo na atmosfera.

Um caso do tipo já aconteceu aqui mesmo no Brasil. Em meados de fevereiro deste ano, a NASA informou que uma rocha espacial com cerca de 5 a 7 metros de largura caiu na costa do nosso país. Este foi considerado o maior meteoro já visto desde o que atingiu a cidade russa de Chelyabinsk.

A rocha já havia entrado há 3 anos na atmosfera da Terra e caiu sobre o oceano Atlântico. Apesar de ser considerado um evento significativo, os especialistas acreditam que essas quedas no mar não produzem os mesmos danos de impactos terrestres.

Os astrónomos que tentam tranquilizar a população dizem que eventos desta magnitude não causam grande preocupação. No entanto, talvez se algo do tipo tivesse acontecido sobre uma área povoada e abalado algumas janelas por aí, provavelmente as pessoas estariam aterrorizadas.

fonte: Canaltech

Sem comentários:

Enviar um comentário