sábado, 15 de outubro de 2016

O que havia antes do Big Bang? Cientistas acreditam ter descoberto a resposta


Matemáticos canadianos e egípcios desenvolveram uma nova teoria científica que pretende explicar o que havia no universo antes do Big Bang, segundo informa o jornal britânico Daily Express.

De acordo com a publicação, eles sugerem que o universo atravessa ciclicamente quatro fases distintas, de modo que antes da “grande explosão”, teria existido um outro universo, quer dizer, uma outra "fase cosmológica".

O universo se expande de forma acelerada, mas, de acordo com as equações do novo modelo teórico, haverá uma mudança motivada pela mecânica quântica que acabará por deter o processo. Isso, segundo os matemáticos, levará o universo para trás antes que ele volte a se expandir. 

De acordo com Mir Faizal, um dos autores do estudo, a equipe combinou a mecânica quântica e a cosmologia usando uma versão modificada do princípio da incerteza generalizada (GUP, na sigla em inglês). Faizal resume suas conclusões: "Em nosso modelo cosmológico, o universo não começou com uma grande explosão [Big Bang], houve uma transição de uma fase para outra". 

"Isso é possível porque o universo pode existir em quatro fases, como a água pode existir em três fases diferentes", explica o cientista. "Da mesma forma que sabemos sobre as propriedades do gelo ao estudar a água que o formou, podemos saber a respeito da cosmologia anterior ao Big Bang ao estudar a física do universo", diz ele. 

"Outros cosmólogos sugeriram o cenário do Big Bang e do Big Crunch [Grande Implosão], mas seu modelo apresenta singularidades". Para a física, segundo Faizal, as singularidades não são positivas porque "apontam para um lugar onde as leis da física se quebram (…). A singularidade do Big Bang pode ser evitada através da aplicação de correcções do GUP à cosmologia", afirmou ele.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário