domingo, 2 de outubro de 2016

Raro elefante com presas ao contrário é encontrado na Malásia



Formato lembra as presas do extinto tigre dentes-de-sabre.

Um raro elefante pigmeu com as presas ao contrário, lembrando as do tigre dentes-de-sabre, foi encontrado na Malásia, informaram representantes do departamento ambiental do estado de Sabá. O animal foi avistado em uma plantação de palmeiras no estado de Sabá, nas Ilha de Bornéu, na quinta-feira 15.

— É muito raro — disse Sen Nathan, diretor assistente do departamento, em entrevista à AFP. — Nós não sabemos exatamente porque as presas são assim, mas pode ser por um defeito congénito ou talvez por relações endogâmicas.

O departamento enviou o animal a um santuário de elefantes em Sabá no sábado, onde ele ficará até que uma área selvagem adequada seja encontrada e ele possa ser libertado, com um dispositivo localizador.

— As presas parecem com as do pré-histórico tigre dentes-de-sabre, mas é claro que eles não estão relacionados — disse Andrew Sebastian, cofundador da Sociedade para o Ecoturismo e Conservação da Malásia. — Isso pode tornar a observação da vida selvagem em Sabá ainda mais interessante.

Entretanto, o defeito, que chama a atenção dos humanos, pode interferir no relacionamento do animal com outros elefantes, alertaram os especialistas.

Um estudo conduzido há uma década estimou em 2 mil o número de elefantes em Sabá, mas a espécie vem sendo ameaçada pelo avanço de populações humanas sobre o seu habitat.

fonte: O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário