sábado, 12 de novembro de 2016

Astrofísicos recebem um sinal emitido à 7000 milhões de anos


Descobrem a fonte de energia mais antiga conhecida depois de captar um sinal de milhões de anos antes do aparecimento do planeta Terra.

Uma equipe internacional de astrofísicos descobriu a fonte de alta energia de radiação-gama mais distante conhecida até agora, conforme publicado na revista " Astronomy & Astrophysics ". 

Cientistas conseguiram captar a poderosa explosão de raios gamma com a ajuda de telescópios MAGIC e Fermi-LAT. A análise dos dados gravados determinou que a sua origem era no "Blazar 'QSO B0218 + 357.Dos blazars 'são fontes de energia muito compacta e extremamente variável, que estão associados a buracos negros no centro de galáxias.

A partir do momento da emissão, a luz do QSO B0218 + 357 levou mais de 7000 milhões de anos para chegar à nossa galáxia. A idade da Terra é estimada em cerca de 4,54 milhões de anos, o que significa que o sinal foi emitido milhões de anos antes do nosso planeta existir.

A energia registada revelou que os fotões entre 65 e 175 giga eléctro-volts (GeV), permitindo classificar B0218 + 357 QSO como uma fonte de radiação gama de alta energia. Os blazars 'são considerados como um dos mais poderosos fenómenos energéticos no universo e são uma questão importante no campo da astronomia extragaláctica. O estudo concluiu que QSO B0218 + 357 é a fonte de alta - gama de energia de radiação mais distante conhecida até agora.

fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário