sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Descoberto na Lourinhã um dos maiores trilhos mundiais de pterossauros

Descoberto na Lourinhã um dos maiores trilhos mundiais de pterossauros

Investigadores dizem que o trilho é "um dos maiores a nível mundial".

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros (répteis voadores) foi descoberto numa das praias da Lourinhã, anunciaram esta sexta-feira os paleontólogos Simon Kongshøj Callesen e Octávio Mateus. 

Os investigadores afirmaram à agência Lusa que o trilho, com cerca de três centenas de pegadas, é "um dos maiores a nível mundial" e "o maior" em Portugal. 

"Estas pegadas não eram conhecidas na Lourinhã e existiam apenas duas no concelho de Sesimbra", acrescentaram. 

O estudo destas pegadas, com 152 milhões de anos, do período do Jurássico Superior, de que datam fósseis de grande parte dos dinossauros descobertos na Lourinhã, vem também trazer novos dados à ciência. 

Por um lado, os paleontólogos desconheciam até agora se os pterossauros, répteis voadores, se movimentavam com duas ou quatro patas. Simon Kongshøj Callesen, da Universidade do Sul da Dinamarca, e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, concluíram que estas pegadas "mostram claramente um movimento quadrúpede". 

Por outro lado, as pegadas destes animais são "muito raras e as que se conhecem são pertencentes a pterossauros de menor porte". 

Já as da Lourinhã, "mostram a existência de pterossauros de grande porte que se desconhecia existirem no Jurássico Superior". 

A jazida foi encontrada em 2010 nas arribas da praia da Peralta por Octávio Mateus e veio a ser estudada em conjunto pelo dinamarquês Simon Kongshøj Callesen. 

O estudante da Universidade do Sul da Dinamarca defendeu, no final de outubro, a tese de mestrado "Novos Traços de Pterossauros do Jurássico Superior da Praia da Peralta", orientada por Octávio Mateus e Donald Eugene Canfield. 


Sem comentários:

Enviar um comentário