domingo, 20 de novembro de 2016

Mulher engravida duas vezes em 10 dias

Mulher engravida duas vezes em 10 dias

Irmãs Charlotte e Olivia nasceram com pesos diferentes e não partilham o mesmo grupo sanguíneo 

Irmãs nasceram com pesos e fases de evolução diferentes. Caso raríssimo surpreende médicos.

Uma mulher australiana deu à luz duas bebés que foram concebidas com um intervalo de 10 dias de diferença. O fenómeno - designado como superfetação - é extremamente raro, ainda mais no caso de Kate Mills. É que o segundo bebé resultou de uma ovulação posterior à primeira gravidez e o óvulo foi inseminado com o mesmo sémen da relação sexual original. Ou seja, o casal Pete e Kate Mills só teve sexo uma vez, dando origem a duas meninas no intervalo de 10 dias. 

O caso, raríssimo - só são conhecidos cerca de 10 casos de superfetação em todo o mundo - aconteceu na Austrália em 2015. Mas foi agora divulgado numa reportagem do programa Today Tonight, do canal Seven Network, um dos mais vistos no país. 

Kate conta que se submeteu a um programa de tratamento hormonal para ultrapassar um problema congénito que a impedia de ovular. A terapia resultou, tanto que Kate engravidou de gémeos. No entanto, um dos óvulos não se desenvolveu. Dez dias depois, voltou a engravidar, de um outro óvulo mas do mesmo esperma da relação sexual inicial - o que é outra raridade, o esperma sobreviver durante tanto tempo no aparelho reprodutivo da mulher. 

Os pais e os médicos aperceberam-se de que algo estava errado quando surgiram as primeiras ecografias. Os fetos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento, sendo um muito maior do que o outro. O ginecologista que assistiu Kate acabou por chegar à conclusão de que se tratava de um caso de superfetação. "Não encontrei qualquer literatura médica sobre o assunto. Tive de ir à procura no Google para encontrar a resposta", conta o médico Brad Armstrong. 

Charlotte e Olivia nasceram saudáveis de cesariana, em dezembro de 2015, dois dias antes da data prevista. Tinham tamanhos e pesos diferentes e diferentes grupos sanguíneos. Mas, aos 10 meses de idade, crescem saudáveis e sem qualquer problema diagnosticado.


Sem comentários:

Enviar um comentário