domingo, 20 de novembro de 2016

Reveladas novas fotos de tribo isolada da Amazónia


A tribo Moxihatetema, localizada junto à fronteira brasileira com a Venezuela e que não teve qualquer contacto com a civilização, está a crescer

Ao fim de meses sem conseguirem localizar a tribo, as autoridades brasileiras respiraram de alívio quando, recentemente, conseguiram fotografar o povo indígena Moxihatetema, pertencente ao grupo Yanomami, que vive isolado na floresta da Amazónia e que nunca terá tido contacto com outras tribos.

As fotos, captadas por avião em Setembro, revelaram outra boa notícia. A maloca, estrutura circular da comunidade que junta todas as famílias cresceu desde a última vez que foram fotografados, indicando que haverá novas famílias. 


A maloca, a estrutura circular da aldeia dos Moxihatetema

Mas o futuro da tribo pode estar ameaçado. É que, segundo a ONG International Survival, as imagens revelam também que a tribo, que é nómada, se mudou para perto de uma comunidade de mineiros, responsáveis pela morte de vários indígenas nos últimos anos.

As próprias fotos foram captadas durante uma acção de vigilância de acampamentos ilegais de mineiros realizada pelo exército e polícia federal e que estima existirem cerca de 5.000 em território dos indígenas Yanomami.


As acções de protecção dos povos indígenas também estão ameaçadas pelos sucessivos cortes orçamentais da Fundação Nacional dos Índio (FUNAI), impostos pelo Presidente Michel Temer.

"O FUNAI fechou a sua base de campo na região no ano passado, abandonando à sua sorte os Moxihatetema. É importante que o financiamento dos departamentos de índios isolados seja aumentado ou, pelo menos, mantido", disse ao The Guardian, Fiona Watson, da Survival International.

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário