sábado, 3 de dezembro de 2016

SiSpis, o robô aranha para construir cidades na Lua


Robôs aranhas poderão ajudar a construir infraestruturas que tornarão a Lua mais confortável para humanos

Cientistas da Siemens criaram aranhas robóticas com capacidades para construir cidades e sobreviver em condições inóspitas. As aranhas têm impressoras 3D e estão conectadas entre si para conseguirem comunicar e trabalhar em conjunto, sem intervenção humana direta. Como tal, são ideais para trabalhar na Lua, segundo os criadores.

Os pequenos robôs foram inspirados em aranhas para conseguirem andar em qualquer superfície e em todas as direções - frente, trás ou de lado -, rastejar sobre o que vão construindo e usar os vários braços ao mesmo tempo, segundo o que o engenheiro Sinan Bank contou à Bloomberg.



As SiSpis, diminutivo de Siemens Spiders (aranhas da Siemens, em português) poderão vir a ser enviadas para a Lua, para ajudar a construir infraestruturas que tornarão o ambiente mais confortável para humanos, e também para locais inabitáveis, como os cenários destruídos por desastres nucleares.

Livio Dalloro, diretor do departamento de pesquisa de produto, modelagem e simulação da Siemens, prevê, no entanto, que as aranhas possam ter outras utilidades no futuro.

"Imaginem um robô como este, mas em vez de ser tão pequeno e trabalhar com plástico, imaginem que é cinco, dez vezes maior e consegue construir com cimento", disse Dalloro à Bloomberg.

Para já, as SiSpis são apenas um "conceito" que não deverá sair do papel por agora. Dalloro, de qualquer forma, deixa uma nota para acalmar os que temem o poder e alcance deste tipo de tecnologias. "Estes robôs não vêm substituir os humanos", afirma o responsável. "O seu último objetivo é sempre o mesmo: tornar a nossa vida melhor".


fonte: Diário de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário