quinta-feira, 4 de maio de 2017

Descoberto um "Sistema Solar jovem" a 10 anos-luz do nosso Sistema Solar


O observatório SOFIA NASA, localizado num avião "jumbo" adaptado, confirmou a presença de um sistema planetário com uma arquitectura semelhante à do nosso a 10,5 anos-luz. 

Localizado a 10,5 anos luz - anos ausente na constelação Eridanus hemisfério sul, foi a estrela Epsilon Eridani, o que me faz lembrar do nosso sol quando ele era jovem. 

Alguém pode encontrar o som a ser escolhido para a gigantesca estação espacial Babylon 5 série de ficção do mesmo nome, mas além das invenções dos escritores, o sistema tem um grande interesse científico, ainda maior do que que se acreditava. 

De acordo com uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos, é muito semelhante ao nosso Sistema Solar, nos seus primeiros dias, nos tempos em que ele sofreu uma série de eventos catastróficos que poderiam levar, por exemplo, quando a Terra recebeu água de seus oceanos e a formação das crateras da Lua.

Estudos anteriores indicaram que a Epsilon Eridani tem um disco de detritos, excesso de material ainda está orbitando uma estrela após a construção planetária está concluída. 

Detritos podem assumir a forma de pó e gás, ou corpos de rochas pequenas e creme de gelo. Além disso, medidas cuidadosas do movimento de Epsilon Eridani sugeriu que um planeta com aproximadamente a mesma massa de Júpiter em torno da estrela a uma distância comparável à que existe entre Júpiter e o nosso sol. 

Novas e melhores imagens da Epsilon Eridani tomadas por SOFIA têm vindo a lançar luz sobre algumas das suspeitas. Graças a estes dados, os investigadores acreditam que o sistema de material é dividido em dois anéis estreitos de detritos, que correspondem respectivamente às posições do cinturão de asteróide e a órbita de Úrano em nosso próprio sistema. 

Utilizando este modelo, os teóricos sugerem que o maior planeta num sistema planetário normalmente estar relacionado com um cinturão adjacente de detritos. "Realmente, é incrível como Epsilon Eridani, uma versão muito mais jovem do nosso sistema solar estava armado como o nosso," Kate Su, chefe do estudo, publicou no Astronomical Journal diz. 

"A alta resolução espacial de Sofia combinado com o comprimento de onda cobertura exclusiva e gama impressionante dinâmica da câmara Forcast permitiu-nos resolver o problema do calor em torno de Eps Eri, confirmando o modelo localizando material quente perto da órbita planeta Jovian ", acrescentou no seu comunicado.


"Esta estrela tem um sistema planetário que está actualmente nos mesmos processos catastróficos que ocorreram no sistema solar na sua juventude, no momento em que a Lua ganhou a maioria de suas crateras, a Terra adquiriu água e seus oceanos, e condições favoráveis ​​para a vida em nosso planeta se instalaram ", explica Massimo Marengo, um cientista da Universidade Estadual de Iowa, que participou do estudo. 

Na sua opinião, os resultados são importantes porque eles confirmam que Epsilon Eridani é um bom modelo dos primeiros dias do nosso sistema solar e pode fornecer dados sobre como ele evoluiu.

Possíveis planetas 

Marengo observa que existe uma lacuna de separação entre os cinturões interiores e exteriores da estrela, "muito provavelmente criado por planetas. 

Nós ainda não detectamos, mas eu ficaria surpreso se eles não estiverem lá. Exige o uso de instrumentação de última geração, talvez o Telescópio James Webb espaço de 6,5 metros da NASA ", que está previsto para outubro 2018'. "

O prémio no final desta estrada é entender a verdadeira estrutura de disco Epsilon Eridani e suas interacções com a provável corte de planetas que habitam o sistema", diz ele. 

Com efeito, estas observações foram possíveis devido Sofia tem um telescópio tem um diâmetro maior que o espacial Spitzer, 2,5 metros de diâmetro, em comparação com 0,85 metros, permitindo que o computador possa discernir detalhes que são três vezes mais pequenos do que o que poderia ser visto. 

Além disso, o poderoso infravermelho médio da câmara do SOFIA chamado Forcast facilita o estudo da emissão infra vermelha mais forte a partir do material quente em torno da estrela, em comprimentos de onda entre 25-40 microns, que são indetectáveis ​​pelos observatórios terrestres. 

Nas palavras de Marengo, "SOFIA, devido à sua capacidade única de capturar a luz infra vermelha no céu estratosférico seco é o mais próximo que temos de uma máquina do tempo, revelando um vislumbre do passado antigo da Terra, observando o presente uma vizinha jovem estrela. " O estudo foi publicada na Astronomical Journal.


Sem comentários:

Enviar um comentário