sábado, 6 de maio de 2017

O supertanque nazi de 1000 toneladas que nunca foi construído

The-Heavy-Gustav-Hitler

Finnish-305mm-coastal-gun

_origin_Landkreuzer-P1000-2

AYW6RS0

p1000game

A máquina de guerra do regime nazi tentou construir algumas das armas mais mirabolantes durante a Segunda Guerra Mundial. Uma delas era o Landkreuzer P.1000 Ratte, um tanque que seria tão grande e tão destrutivo como uma navio de guerra, uma verdadeira fortaleza móvel e invulnerável. E, como seria de esperar, essa era também a sua principal fraqueza. O Ratte nunca foi construído, mas partes do seu projeto foram recicladas.

O projeto do Landkreuzer P.1000 Ratte saiu da cabeça de Albert Grotte, diretor da Krupp, que era responsável pelo fabrico do Panzer VIII Maus. Apesar do seu nome (“maus” significa rato), o Panzer VIII ainda hoje é o maior tanque jamais colocado em circulação, com um peso de 188 toneladas. E já era grande demais para atravessar pontes, razão porque apenas foi completado um exemplar. Mas o Ratte (“ratazana”) impressionou Hitler, que aprovou a sua construção.

Se o Panzer Maus já era quase impossível de utilizar, o que dizer do Landkreuzer Ratte? Estimava-se que devia pesar 1000 toneladas, com 35 metros de comprimento, 14 de largura e 11 de altura. Ou seja, era do tamanho de um casa com dois andares e sótão, e para se mover necessitava de nada menos que dois motores MAN de 24 cilindros de 8570 cv cada, os mesmos usados no U-boats, os submarinos alemães. A sua arma principal era um canhão rotativo que disparava balas de 283 mm, pesando 300 kg cada uma, que eram usados nos cruzadores Deutschland da Marinha alemã. Também estava prevista a instalação de uma arma anti-taque de 128 mm, dois canhões de 15 mm e oito metralhadoras anti-aviação.

Se o Maus não funcionava como era preciso, o Ratte seria ainda pior. Albert Speer, ministro do Armamento, engavetou o projeto assim que chegou à sua mesa, e nenhum protótipo foi construído. Speer propôs, em alternativa, o P.1500 Monster, um canhão móvel que seria mais manobrável, mas também mais pesado, e nunca passou do papel. Apesar de nunca ter sido mais que uma fantasia, o Landkreuzer P.1000 Ratte pode ser finalmente encontrado em ação nos dias de hoje, nos simuladores dos jogos de guerra.

fonte: Motor 24

Sem comentários:

Enviar um comentário