sábado, 30 de dezembro de 2017

Prepare-se para uma mini idade do gelo em 2030


Em 2030, a Terra pode atravessar uma mini idade do gelo, devido à redução drástica de actividade solar. As temperaturas deverão começar a descer em 2021, indica a investigação liderada por universidades do Reino Unido e da Rússia.

As previsões são feitas através de um modelo matemático, criado pela professora Valentina Zharkova da Universidade de Northumbria, com base em dados recolhidos em Moscovo acerca dos movimentos de duas ondas magnéticas originárias do Sol.

Durante três ciclos solares (cada um dura entre 10 e 12 anos), haverá uma menor actividade magnética. Sempre que se verificaram situações destas, registaram-se períodos de muito frio na Terra. O primeiro ciclo em que se registam alterações é o que começa em 2021, indica a Sky News.

O modelo matemático não é uma prova absoluta em como haverá a mini idade do gelo, mas tem 97% de exactidão. Assim, permite que se espere um período conhecido como o "mínimo de Maunder". No último registado, entre 1645 e 1715, o rio Tamisa congelou.

Contudo, o modelo não integra circunstâncias como o aquecimento global, o que dá esperança a Zharkova: "Espero que o aquecimento global seja anulado por este efeito, o que dá à Humanidade e à Terra 30 anos para resolver o problema da poluição." 
fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário