sábado, 25 de setembro de 2010

Avião funciona batendo asas como os pássaros e com energia humana

Investigadores da Universidade de Toronto conseguem voar por quase 20 segundos e entram para a história da aviação

Por muito tempo, investigadores e amadores do mundo inteiro tentaram construir ornitóptero, um tipo de aeronave cuja propulsão e equilíbrio processam-se com um bater das asas semelhante às aves. Finalmente, um grupo de investigadores e estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiram criar um aparelho desse tipo, e o mais interessante é que o projecto usa a força humana para garantir o voo.


Ornitóptero é muito leve e só tem capacidade para uma pessoa

O Snowbird, como foi chamado o avião canadense, conseguiu manter-se no ar por 19,3 segundos, apenas com o bater de asas feito pelo piloto-motor. Para sua construção, foram usados 42 quilos de fibra de carbono, espuma e madeira. E, pela imagem, você pode perceber que as longas asas flexíveis tem uma grande envergadura, são 32 metros de distância de uma ponta à outra.


Envergadura do Snowbird é de 32 metros

O avião é o primeiro do seu tipo a conseguir ficar no ar. O piloto, que teve que emagrecer oito quilos para poder voar melhor, conseguiu manter o ornitóptero a 144 metros de altura a uma velocidade de 25 km/h durante os quase 20 segundos em que se manteve no ar. A equipa conseguiu completar o voo em 2 de Agosto e aguarda a confirmação do recorde pela Federação Aeronáutica Internacional até Outubro.

Veja o video:



Sem comentários:

Enviar um comentário