quinta-feira, 26 de maio de 2011

A geometria é inata, dizem os Mundurucu


A tribo não tem linguagem numérica
Provas prestadas por uma tribo da Amazónia sugerem que as noções da geometria são inatas ao homem
Um grupo de investigadores comparou a maneira como a tribo Mundurucu pensava sobre linhas, pontos e ângulos com as respostas dadas por crianças francesas e norte-americanas sobre o tema. O estudo, publicado pela Academia Nacional de Ciências, no Reino Unido, chegou à conclusão que os Mundurucu conseguiam acompanhar as crianças a quem estava a ser ensinada geometria e, em certos casos, mostravam mais facilidade em responder a questões sobre formas e linhas.

A tribo foi especificamente escolhida por não ter linguagem numérica, nem qualquer conceito verbal para, por exemplo, dizer que duas linhas são paralelas. Pierre Pica, líder da investigação, explicou à BBC que o propósito era perceber "até que ponto o conhecimento - neste caso, a geometria - está dependente da linguagem". Na experiência estiveram envolvidos 22 adultos e oito crianças Mundurucu e 30 franceses e americanos de diferentes idades.

Os Mundurucu, que nunca ouviram falar de Euclídes, conseguiram chegar à conclusão que duas linhas rectas paralelas podem cruzar-se, se estiverem num globo. Segundo os cientistas, esta é já uma noção complexa, ou seja, contrária às leis formais da geometria que aprendemos na escola. Foi uma conclusão a que alguns franceses e americanos tiveram mais dificuldade em chegar. "Não há uma relação causal: tens noções de geometria, não devido ao facto de as poderes expressar em linguagem", disse Pica. "A nossa educação pode levar-nos a acreditar em coisas que não estão correctas", concluiu.
fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário