quinta-feira, 26 de maio de 2011

NASA anuncia futuro da exploração espacial americana


A NASA anunciou hoje, quarta-feira, qual o veiculo que vai passar a usar para enviar astronautas para o espaço: um veículo baseado no projecto "Orion", a cápsula que estava a ser construída para voltar a levar a América à lua antes do projecto ser cancelado por Barack Obama.

Segundo a BBC, a agência espacial norte-americana diz que o investimento financeiro e as aulas de engenharia aprendidas no desenvolvimento do "Orion" não devem ser desprediçados, portanto não faria sentido avançar com um novo projecto ou uma nova tripulação.

Obama assumiu que gostava de ver uma missão tripulada a um asteróide por volta de 2020 e para tal a Nasa precisa de criar um novo veículo, designado MPCV,

Este aparelho terá também o papel de levar uma missão humana a Marte, que a NASA aponta para 2030.

"Estamos empenhados numa exploração humana para além da órbita baixa da Terra e ansiamos o desenvolvimento da nova geração de sistemas que nos levarão lá", disse o administrador da NASA Charles Bolden.

O MPVC será capaz de transportar quatro astronautas em missões de 21 dias, mas em missões mais longas será acoplada a outro modulo.

A Orion era um dos pontos-chave do "Constellation Programme", preconizado pelo ex-Presidente George W. Bush, que queria voltar a levar os americanos à Lua através de dois novos foguetões e uma cápsula de alta tecnologia. A iniciativa foi cancelada pelo seu sucessor, Barack Obama, por causa dos custos excessivos.

Até à finalização de construção destas naves, os americanos ficarão dependentes dos veículos russos para levar os seus astronautas à Estação Espacial Internacional.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário