segunda-feira, 18 de julho de 2011

Atlantis prepara-se para último regresso à Terra


A câmara que separa a Atlantis da Estação Espacial Internacional (EEI) foi fechada hoje de manhã, dando início aos preparativos para a última viagem de regresso do vaivém à Terra na terça-feira.

Esta última viagem do vaivém encerra também este programa da agência espacial norte-americana NASA. A câmara foi fechada às 14:28 TMG (15:28 em Lisboa), com um atraso ligeiramente superior a uma hora face ao horário previsto, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP. Pouco antes, os quatro astronautas da Atlantis, três homens e uma mulher, tinham-se despedido dos seis colegas da EEI, trocando calorosos abraços.

"Fechamos esta câmara e um capítulo da história da nossa nação", disse um dos dois astronautas norte-americanos da actual equipa permanente da EEI, de acordo com as imagens retransmitidas pelo canal de televisão da NASA. A Atlantis transportou a bandeira norte-americana que se encontrava a bordo do primeiro voo espacial de um vaivém, o Columbia, a 12 de Abril de 1981.

Esta bandeira foi amarrada à porta da EEI em que se encontra acoplada a Atlantis e ficará até à próxima visita de uma nave norte-americana, provavelmente construída pelo sector privado, em parceria com a NASA, e que não estará pronta a voar antes de 2015, na melhor das hipóteses. Essa mesma bandeira será colocada a bordo da próxima viagem tripulada norte-americana a viajar para lá da órbita terrestre, com um destino mais longínquo no sistema solar, um asteróide ou a órbita de Marte.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário