segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

China constrói comboio que chega aos 500 km/hora


A China começou os primeiros testes de um comboio que pode atingir velocidades superiores a 500 km/h. A confirmar-se, será o comboio mais rápido do Mundo. 

O comboio, de seis carruagens, com formato aerodinâmico foi desenvolvido e produzido pela construtora de ferrovias chinesa CSR Sifang Locomotive & Rolling Stock Co., subsidiária da CSR com sede na cidade de Tsingtao na Província de Shandong, leste da China.

O novo comboio tem uma potência de 22 mil e 800 quilowatts, mais do dobro dos actuais comboios que fazem o percurso entre Pequim e Xangai.

Ding Sansan, técnico-chefe da companhia CSR, disse que o design do comboio foi inspirado numa antiga espada chinesa. Foram usados materiais plásticos reforçados com fibra carbónica nos trabalhos de carroçaria.

A China já tem uma linha de alta velocidade a funcionar entre Xangai e Pequim, completando os 1305 quilómetros entre as duas cidades em cerca de quatro horas, a uma média de 329 quilómetros por hora.

Em Xangai, os chineses construíram, ainda, uma linha futurista, que liga o centro da cidade ao aeroporto. O comboio Maglev circula a velocidade máxima de 400 quilómetro por hora e funciona com um sistema magnético, levitando sobre a linha, sem tocar nos carris.

fonte: JN

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    Está cada vez melhor!

    Esta é a verdadeira função de um blog: difundir conhecimento!

    Continue assim!

    Abraços,

    Ale.
    http://ordem-natural.blogspot.com

    ResponderEliminar