sábado, 24 de dezembro de 2011

Espetáculo do Foo Fighters regista actividade sísmica igual a de um evento vulcânico


Segundo dados do blog neozelandês GeoNet, a banda Foo Figthers e seus cerca de 50.000 fãs causaram tremores semelhantes a um evento vulcânico durante o espetáculo de 13 de dezembro em Auckland, Nova Zelândia.

Duas estações sísmicas perto do estádio Western Springs – a 1,5 e 2 quilómetros da localidade, respectivamente – registaram uma frequência de tremores no momento do espetáculo, que se correlacionaram especificamente com os altos e baixos da performance.

Os níveis registados foram consistentes com o de uma actividade vulcânica.

“As primeiras vibrações foram registadas cerca de 19:30 h, mas os maiores tremores começaram às 20:20 h, quando o Foo Fighters subiu ao palco. Então, tudo ficou quieto às 23:00 h, quando o estetáculo terminou”, informou o Geonet. “As vibrações foram registadas como um sinal contínuo semi harmónico com um pico de oscilação de 3Hz, isto é, o chão estava tremendo 3 vezes por segundo num movimento rítmico agradável. Há pausas no sinal entre as canções, e picos de intensidade de sinal durante as músicas”, acrescentou.

O espatáculo faz parte de uma turnê do Foo Fighters pelo mundo, que vai em março para apresentações no Japão, América Latina e América do Norte. A banda concorre a seis prémios Grammy durante a cerimónia de 12 de fevereiro, incluindo álbum do ano para Wasting Light, bem como melhor espatáculo de rock e melhor canção de rock para “Walk”.

fonte: Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário